Projetos

2009 - 2009

Implantação da Cozinha Experimental-Escola Solar em Sergipe

Descrição: O projeto de Implementação da Cozinha Solar, é uma proposta inovadora que justifica-se principalmente em três aspectos: social, ambiental e econômico. No aspecto social a cozinha solar é um espaço pensado de modo a atender a sociedade de duas maneiras: oferecendo um serviço de alimentação utilizando como fonte energética para cocção a energia solar, e também instruindo adultos, crianças e jovens a praticar atividades de cozimento solar e outras possibilidades de aplicações práticas do sol. O seu funcionamento deve gerar uma dinâmica de investigação, formação e intercâmbio com a sociedade. Esta característica de instruir através da pratica e ao mesmo tempo investigar e melhorar os processos é um forma de melhoramento continuo das ações. No aspecto de Tecnologia Social a cozinha solar é uma área de conhecimento em construção o que demanda o aporte de uma equipe multidisciplinar no seu desenvolvimento e processo de inovação e transferência tecnológica. A cozinha solar assegura uma relação profunda com as questões sócio-ambientais, as atividades realizadas na cozinha solar estão fundamentadas em 3 eixos: Segurança Alimentar, Inclusão de Jovens e Inclusão de Mulheres. A inclusão dos jovens será implementada através das oficinas de fabricação de equipamentos solares. A inclusão de mulheres está ligada diretamente ao funcionamento da Cozinha. A segurança alimentar será trabalhada de modo que seja discutido não só a qualidade dos alimentos oferecidos, mas também a nova possibilidade que é preparar esses alimentos com a energia solar. Desta maneira, os 3 eixos da cozinha solar convergem para formação de um triângulo de inclusão social que norteia o funcionamento da cozinha solar. No aspecto ambiental o projeto da cozinha experimental família-escola envolve um conjunto de benefícios decorrentes da utilização da energia solar como principal fonte energética do estabelecimento. De uma maneira qualitativa, os benefícios são evidentes: Redução do consumo de combustívei. .
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação ( 6) .
Integrantes: Olivio Alberto Teixeira - Integrante / Douglas Bressan Riffel - Integrante / Paulo Mário Machado Araujo - Coordenador.
Financiador(es): Governo do Estado de Sergipe - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 5.

2009

Desenvolvimento de uma planta piloto para desinfecção de água por energia solar para ser aplicada a comunidades carentes.

 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) .
Integrantes: Paulo Mário Machado Araujo - Coordenador

 

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.